Os Jardineiros

Os Jardineiros da Estufa

Dedicados cuidadores e com habilidades práticas, são os nossos especialistas em cuidar deste espaço

Os jardineiros da Estufa Fria de Lisboa (EFL) são inexcedíveis, na dedicação e brio que colocam nas diferentes tarefas, grande parte delas trabalhosas e duras, e não raras vezes, sem visibilidade.

Profundos sabedores e dedicados cuidadores, conhecem cada uma das espécies, e como se comportam aqui, na EFL. Com muito saber cuidam de cada uma delas.

Conhecem as histórias deste espaço como ninguém, acumulam lembranças de inúmeros acontecimentos e identificam cada um dos seus misteriosos recantos.

Operações culturais

Há sempre algo a fazer no jardim. Conheça algumas das tarefas desenvolvidas.

Plantar

Colocar novas plantas ou substituir as que já estão envelhecidas é uma tarefa que exige preparação.

  Temos sempre de imaginar como é a planta no estado adulto, isto é muito importante para termos a certeza que caberá no local que reservámos para ela.

Faz-se normalmente uma mistura de terra, areia, turfa, em proporções diferentes, conforme a espécie a plantar. Depois abre-se uma cavidade onde se coloca a planta, tapa-se o buraco ajusta-se com mais terra. No fim rega-se.

Regar

A rega é fundamental em todas as plantas da EFL e por vezes assume especial minúcia

  Tem de haver muito cuidado! Não vá a água retirar a pouca terra existente nas cavidades da parede ou partir as plantas delicadas, como são as avencas e os sapatinhos, as orquídeas que os visitantes tanto gostam.

A rega é feita à mão nas paredes da estufa quente. São sempre dois jardineiros que a fazem. Um (o da frente) segura na extremidade da mangueira e com firmeza controla com o polegar a pressão e a quantidade de água que sai, o outro (mais atrás) segura a pesada mangueira e posiciona, garantindo que não se dobra e que há passagem de água.

Mondar

Algumas ervas têm de ser retiradas inteiras, com raiz, para que não voltem a crescer novamente

  Faz-se, com muita paciência, com luvas e a ajuda de um sacho de plantar.

São ervas que nascem muito depressa e que retiram os nutrientes e atabafam as plantas que todos nós gostamos de ver bonitas e são motivo de visita.

Podar

Deve ser realizada para manter o crescimento e o bom desenvolvimento das plantas

  É um trabalho cuja ferramenta principal é a tesoura de poda.

Na EFL para mantermos o bom desenvolvimento das plantas é preciso retirar os ramos, folhas ou flores que ficam envelhecidos ou doentes, ou ainda retirar ramos que tornam as plantas densas e sensíveis às doenças das plantas.