Plantas

Descubra as espécies em destaque

Na Estufa Fria de Lisboa somos convidados a conhecer mais de 300 espécies originárias dos vários continentes.

Aqui pode encontrar uma coleção única de fetos, incluindo fetos arbóreos, como as diferentes espécies dos géneros Cyathea e Dicksonia.

Encontra vários cultivares, de Camellia japonica, entre os quais alguns criados em viveiros nacionais, assim como cultivares de azáleas em que se destaca o Rhododendron mucronatum x R. indicum x R. simsii, que desconhecemos que exista noutro espaço verde.

Ao percorrer os caminhos da Estufa Fria de Lisboa encontra também várias espécies de brincos-de-princesa e de begónias. Encontra ainda a Ceratozamia mexicana cuja população, a nível mundial, está em diminuição e o Taxus baccata, também conhecido por teixo, uma espécie nativa em Portugal continental, que está classificado como "Em Perigo" na Lista Vermelha da Flora Vascular de Portugal Continental.

Sapatinho

Nome comum: Sapatinho
Nome científico: Paphiopedilum insigne (Wall. ex Lindl.) Pfitzer
Família: Orchidaceae
Origem: China
Época de floração: Fevereiro - Março
Utilização: Ornamental
Ambiente: Clima tropical, zonas de montanha
Cor: Verde, amarelo, branco, castanho
Localização: Estufa quente
Paphiopedilum insigne

A Paphiopedilum insigne é uma das espécies de orquídeas existentes na coleção da Estufa Fria de Lisboa, exibida em vários canteiros nos muros de pedra da estufa quente.

Trata-se de uma espécie de orquídea terrestre das regiões montanhosas tropicais da Ásia, presente entre os 1000 e os 1800 metros de altitude, mas facilmente adaptada a climas temperados.

Durante grande parte do ano apresenta apenas visível a sua parte vegetativa, normalmente composta por 4 a 5 folhas lineares, alternas, partindo de um curto rizoma (caule rastejante), mas o seu grande atrativo são as flores exuberantes que surgem no final do inverno e início da primavera.

Cada flor apresenta uma grande sépala (peça floral mais externa) superior de cor amarelo esverdeada, com manchas castanhas escuras e rebordos brancos e duas pétalas laterais, semelhantes a duas pequenas asas, de cor amarelo-acastanhado. O labellum (pétala normalmente de maiores dimensões e em posição ventral na flor) tem a forma de uma pequena bolsa, fazendo lembrar a parte da frente de um sapato - de onde surge o seu nome comum, sapatinho ou sapatinho-de-vénus.

Localização na estufa:


  Os nomes científicos das espécies não são apresentados nos termos do código internacional de nomenclatura botânica, nos botões de navegação, de forma a adoptar boas práticas para os leitores disléxicos, tornando assim a navegação mais acessivel.
Não obstante, em caso de alguma questão sobre esta matéria, deverão contactar estufafria@cm-lisboa.pt.