Plantas

Descubra as espécies em destaque

Na Estufa Fria de Lisboa somos convidados a conhecer mais de 300 espécies originárias dos vários continentes.

Aqui pode encontrar uma coleção única de fetos, incluindo fetos arbóreos, como as diferentes espécies dos géneros Cyathea e Dicksonia.

Encontra vários cultivares, de Camellia japonica, entre os quais alguns criados em viveiros nacionais, assim como cultivares de azáleas em que se destaca o Rhododendron mucronatum x R. indicum x R. simsii, que desconhecemos que exista noutro espaço verde.

Ao percorrer os caminhos da Estufa Fria de Lisboa encontra também várias espécies de brincos-de-princesa e de begónias. Encontra ainda a Ceratozamia mexicana cuja população, a nível mundial, está em diminuição e o Taxus baccata, também conhecido por teixo, uma espécie nativa em Portugal continental, que está classificado como "Em Perigo" na Lista Vermelha da Flora Vascular de Portugal Continental.

Ceratozamia mexicana

Nome científico: Ceratozamia mexicana Brongn.
Família: Zamiaceae
Origem: México
Utilização: Ornamental, materiais
Ambiente: Zonas de Floresta, clima tropical
Cor: Verde, amarelo
Localização: Estufa fria

Na natureza, esta espécie vive em florestas subtropicais e tropicais de montanha (aproximadamente entre os 800 e os 1800 metros de altitude) onde existe bastante humidade. Esta característica ambiental não só é necessária para a sua sobrevivência, mas também para o desenvolvimento das suas sementes. Após serem libertadas dos estróbilos femininos, as sementes demoram cerca de um ano até germinarem.

Os primeiros exemplares de Ceratozamia mexicana foram trazidos para a Europa no século XIX, e foi a partir dessas plantas, que se definiu o género Ceratozamia. Desde essa época até à atualidade, a intensa desflorestação e recolha de exemplares para colecionismo, levou a que todas as espécies do género se tornassem das mais ameaçadas no México. Face a isso, a Ceratozamia mexicana está classificada como espécie Vulnerável pela União Internacional para Conservação da Natureza e protegida por legislação nacional do México.

 

 

Localização na estufa:


  Os nomes científicos das espécies não são apresentados nos termos do código internacional de nomenclatura botânica, nos botões de navegação, de forma a adoptar boas práticas para os leitores disléxicos, tornando assim a navegação mais acessivel.
Não obstante, em caso de alguma questão sobre esta matéria, deverão contactar estufafria@cm-lisboa.pt.