Plantas

Descubra as espécies em destaque

Na Estufa Fria de Lisboa somos convidados a conhecer mais de 300 espécies originárias dos vários continentes.

Aqui pode encontrar uma coleção única de fetos, incluindo fetos arbóreos, como as diferentes espécies dos géneros Cyathea e Dicksonia.

Encontra vários cultivares, de Camellia japonica, entre os quais alguns criados em viveiros nacionais, assim como cultivares de azáleas em que se destaca o Rhododendron mucronatum x R. indicum x R. simsii, que desconhecemos que exista noutro espaço verde.

Ao percorrer os caminhos da Estufa Fria de Lisboa encontra também várias espécies de brincos-de-princesa e de begónias. Encontra ainda a Ceratozamia mexicana cuja população, a nível mundial, está em diminuição e o Taxus baccata, também conhecido por teixo, uma espécie nativa em Portugal continental, que está classificado como "Em Perigo" na Lista Vermelha da Flora Vascular de Portugal Continental.

Bananeira-da-abissínia

Nome comum: Bananeira-da-abissínia
Nome científico: Ensete ventricosum (Welw.) Cheesman
Família: Musaceae
Origem: África
Época de floração: Junho - Setembro
Utilização: Alimentação
Ambiente: Zonas de montanha, clima tropical
Cor: Verde
Localização: Estufa quente
Ensete ventricosum

A Ensete ventricosum é uma planta herbácea, da família das bananeiras, mas que atinge a dimensão de uma árvore. As suas folhas caracterizam-se por apresentarem uma cor verde brilhante, com uma nervura central vermelha, e uma dimensão bastante impressionante, podendo atingir os 3 metros de comprimento. Ao longo do seu tempo de vida, esta espécie pode assumir um papel muito importante como fonte de alimento para os seres humanos.

Na Etiópia, por exemplo, verifica-se o cultivo desta bananeira, não para consumo dos seus frutos, mas para utilização das restantes estruturas da planta, que são o pilar da alimentação para mais de 20 milhões de pessoas. É a partir das folhas, do pseudocaule (formado pela inserção das folhas em espiral) e do cormo (caule subterrâneo modificado) que se obtêm diferentes produtos, como é o caso de uma massa fermentada, chamada «kocho», a partir da qual se pode obter um tipo de pão.

A resistência desta espécie à seca, assim como às chuvas intensas e às inundações, permite que seja cultivada em diferentes condições ambientais, garantindo reservas alimentares para as populações locais ao longo de todo o ano.

Localização na estufa:

Ensete ventricosum

  Os nomes científicos das espécies não são apresentados nos termos do código internacional de nomenclatura botânica, nos botões de navegação, de forma a adoptar boas práticas para os leitores disléxicos, tornando assim a navegação mais acessivel.
Não obstante, em caso de alguma questão sobre esta matéria, deverão contactar estufafria@cm-lisboa.pt.